"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
RSS

domingo, 9 de maio de 2010

25 Anos de muito trabalho e grandes conquistas!!



 
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DÔRA BARBOSA


           Decreto:24.564 – 22/03/85 – Portaria:484/85- 13/04/85


              Av. Dr. Osório Adrião da Rocha, 438 – Centro – Cep: 39540-000


                 Fone/Fax: (38)383211.80 – São João do Paraíso/MG



Comemorando 25 anos da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa
Celebrar o passado e projetar o futuro

Acredita-se que todo o tempo é tempo de celebração e vinte e cinco anos sê-lo-ão tanto mais que se supõe adquirida uma certa individulização na vida das pessoas ou das instituições. E a Escola Estadual Professora Dôra Barbosa vem construindo ao longo destes anos a sua própria “personalidade”: uma enorme capacidade de resolver os seus problemas, a prestação de um bom serviço de ensino e educação à cidade, a manutenção de um ambiente social tranquilo e a promoção de um excelente dinamismo em aprendizagem.
Festejar o vigésimo quinto aniversário desta Escola será uma maneira de revalorizar esta Escola pública e homenagear os seus exs e atuais funcionários, exs e atuais alunos, enfim toda comunidade escolar.
Escola Dôra Barbosa, Dorona ou Dorinha como chamam os nossos pequenos que já na educação infantil já sonham em sentar em nossos bancos e correr nos nossos pátios, Escola querida e amada por muitos, desde a sua fundação e posteriormente estadualização vem trilhando passo-a-passo, crescendo, e confirmando cada vez mais a sua participação na nossa sociedade. 
A homenagem à história de nossa escola é muito importante para se ter consciência sobre o valor do serviço que a escola presta à comunidade, por meio da educação. A Dôra Barbosa é uma conquista da comunidade.
A Celebração de qualquer aniversário é sempre sinônimo de alegria, de reflexão e de grande trabalho. Comemorar 25 anos de vivências de uma escola é algo que nos remete voltar ao passador e relembrar momentos felizes, de muita luta e grandes esforços; assim nos permitem avançar para realizarmos a cada ano um aniversário cheio de entusiasmos e sucessos.
Querida Escola quem te viu e quem te vê sabes o quanto é desejada, amada e prestigiada.
Há 25 anos, em 1985 a nossa escola começou a engatinhar e aos poucos foi dando  seus primeiros passos, tendo como gestora Aiêda Moutinho Rocha e posteriormente Sr. José Gonçalves Filho (Seu Zezinho), que saudade...
A criança, ou melhor a pequena escola ia cada vez mais se equilibrando, alargando os passos, crescendo. De 1992 a 1997 teve-se como Diretora Maria Denise Andrade Capuchinho, onde teve que se ausentar por um período de licença de gestação, sendo substituída pela colega Lourdes Caires.
A escola funcionava com turmas de 1ª a 4ª série e logo no ano seguinte começa a funcionar uma turma da 5ª série até chegar a 8ª série que aconteceu em 1990. Esta escola foi implantada pelo plano de expansão e agraciada através da SEE e deputados com mobiliários para o educando, professores, diretoria, bem como material de cantina. Teve-se também a contribuição da PEAE e EMATER, que nos destinaram filtros.
Aos poucos a infância ia passando e a escola que até então era pequena e frágil foi-se moldando e estruturando dentro da sociedade. Foi-se fortalecendo, se enraizando e formando sua personalidade. Neste período de consolidação, a escola passa a ter uma nova liderança a professora de História Jucélia dos Anjos Oliveira que até nos dias de hoje lidera esta instituição.
A não mais menina moça, a escola, agora já adulta e consciente de seus direitos e deveres percorre nos trilhos de abraçar a todos, tendo o compromisso com cada um que aqui se encontra e que um dia se encontrará. Seja quem for, não importa a sua diversidade, os seus conhecimentos culturais e sociais, estamos aqui para oferecer o melhor.
Ano após ano a Escola Estadual Professora Dôra Barbosa vem conquistando e alargando seu espaço  educacional do município de São João do Paraíso. Referência de ensino, a nossa escola vem se conhecendo e se reestruturando como instituição inclusiva, o que nos fazem obstruir barreiras e vivenciar mudanças de paradigmas.
Este é o momento de lembrarmos a nossa primeira aula, a nossa primeira professora, como era antes, como estamos hoje. Lembram da primeira experiência a do feijão no copinho? Foi na escola... a primeira escrita, leitura, os amigos, ah!.... como conhecemos gente e nos tornamos amigos, amigos para sempre. Nossas primeiras paixões normalmente acontecem dentro dos muros da escola, ainda menino, pela professora, pela colega ou o colega do lado. E os companheiros de trabalho, aqueles que já os encontramos quando chegamos e saíram deixando um saudade infindável. Os companheiros que vamos conquistando por toda um vida. Os que já dependuraram as chuteiras, são sempre lembrados nos bate-papos, pois deixaram dentro de cada um uma sementinha,que em cada ação exercida faz-se brotar. 
Cada um constrói e faz a sua história na escola. Neste espaço partilhamos uma boa parte de nossas vidas, amores que se chegam, amores que se vão, filhos que nascem, casas que se constroem. É neste espaço de inúmeras diferenças que os laços são entrelaçados, são fortificados, pois o melhor de tudo se encontra dentro de cada coração, a esperança de que um dia se pode reviver tudo isso em nossos filhos.

A Escola
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."


Comemoramos os 25 anos da nossa escola com um culto cumênico: presença do Pe Ivanildo da Paróquia São João Batista e do Pastor Márcio da Igreja do Evangelho Quadrangular



Nossa Diretora Jucélia fez abertura do evento, apresentando através de um texto(acima) lido do histórico da Escola



 Nossa eterna Professora Bernadeth (Berna para todos), fez leitura do texto Escola é... de Paulo Freire

















Alunos e comunidade escolar presentes























 Pregação do Padre Ivanildo - João 15.1-5






0 comentários:

Postar um comentário