"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
RSS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

4º BIMESTRE: FINALIZANDO 2012

Oi gente! Vou finalizar as atividades de 2012, para logo postar as de 2013. Que já começou a todo vapor.


Para analisar a leitura e escrita das crianças, particularmente não sou adepta de fichas, pois elas me limitam para algumas observações que certas vezes são muito importantes, então faço tudo descritivo em seguida passo essas observações descritas para cada professor chamando-o atenção as prioridades do momento.

Organizo o momento de leitura dessa maneira:

1º  Escolha do material a ser lido pelas crianças: para cada ano seleciono um material de acordo as crianças que irei trabalhar. (Ex: 1º ano - alfabeto letras aleatórias, quando percebo que a criança já conhece o alfabeto sigo para os grafemas e fonemas, assim sucessivamente: frases e pequenos textos de palavras simples.
2º ano: seleciono no inicio um texto pequeno de letras caixa alta que vai mudando no decorrer do ano. Já o 3º ano seleciono um texto engraçado e um pouco maior.)

2º Vou em cada sala avisando do momento de leitura me familiarizando com eles, para que eles não fiquem nervosos;

3º Sigo a lista de chamada e vou chamando um por um;

4º Converso um pouco quando percebo que a criança está envergonhada ou nervosa (às vezes isso acontece quando é o primeiro ano delas na escola);

5º  Peço para conhecer o texto e em seguida fazer leitura silenciosa; (observo, se gesticula ou não);

6º Peço para fazer leitura oral (observo fluência, entonação, expressão e soletração de palavras desconhecidas);

7º Leio para a criança pedindo que preste a atenção na minha leitura;

8º  Peço para que leia junto comigo(leitura coletiva);

9º Faço elogios quanto a leitura (mesmo que não esteja ainda adequada) em seguida aponto onde deve melhorar.

10º Oriento ler em casa em voz alta sozinha e depois com o papai e a mamãe todos os dias qualquer texto que encontrar ou algum texto em especial que tiver em casa.

obs: As crianças que ainda não chegaram a fluência até a 3ª leitura, entrego o texto lido para elas levarem para casa, para que no outro dia leia para mim.

Todos esses passos são anotados no meu portfólio que no final faço um condensado e entrego para a regente com as atividades a serem trabalhadas para sanar as dificuldades dos alunos da sua sala.



Momento de escrita - 1
1º Assim que vou chamando-os peço que primeiramente escrevam o nome completo no meu portfolio.

2º Peço que leia primeiro o que vou ditar:alfabeto, palavras ou frases;

3º Dito a palavra toda, em seguida dito observando os sons das sílabas e depois peço que repita em voz alta o que eu ditei;

4º peço para escrever no caderno o que foi dito.

5º no intervalo de cada criança faço as anotações do nível de escrita.

 Momento de escrita - 2

A partir desse momento já me organizo com o professor regente e vou até as salas para as produções de textos.
  
1º ano - escrita
1º Seleciono o material a ser utilizado; 
2º Recorto várias figuras e colo em folha sem pauta;
3º Verifico a sala que não tem educação física ou outra disciplina com professor diferente;
4º Peço licença o professor regente (neste momento fico sozinha com a turma);
5º Explico o que estou fazendo na sala, peço a colaboração de todos;
6º Entrego o material e peço que de dupla façam a observação, cometem sobre as figuras;
7º Após um momento peço que cada um individualmente explore em voz alta o que está vendo, um de cada vez;
8º Em seguido peço que escreva sobre o desenho, aquilo que falaram em voz alta sobre a figura. (do jeito de cada um);
9º Não soletro palavras, não indico como escreve, apenas peço que fale a palavra várias vezes até identificar o som;
10º Ao terminar recolho o material agradeço a participação, chamo a professora e agradeço e vou para outra sala.

Finalizado o trabalho corrijo cada produção, neste momento apenas passo um tracinho na palavra incorreta e faço minhas anotações. Assim que termino as correções de cada sala faço condensado e repasso para a professora regente com as atividades a serem trabalhadas para sanar dificuldades daquele momento.

2º ano - escrita
1º Divido folha ofício sem pauta em 3 partes iguais (uma para cada aluno);
 Verifico a sala que não tem educação física ou outra disciplina com professor diferente;
3º Peço licença o professor regente (neste momento fico sozinha com a turma);
4º Explico o que estou fazendo na sala, peço a colaboração de todos;
5º Pego um material escolar qualquer: Ex um tubo de cola.
6º Peço que façam comentários em voz alto sobre o objeto que peguei: o que é, para que serve, tamanho, cor, cheiro etc;
7º Em seguida formulo uma frase coletiva com eles: Ex A cola é um material escolar e serve para colar as atividades no caderno. É um objeto  muito útil.
8º Assim que tenham entendido o que falamos sobre a cola, pego outro objeto: Ex uma tesoura;
Explico várias vezes o que falamos sobre a cola.
9º Peço que descrevam sobre a tesoura na folha que entreguei a  cada um anteriormente.
10º Não posso ajudá-los em nada, a ideia deve partir de cada.

Ao terminar recolho o material agradeço a participação, chamo a professora  e agradeço e vou para outra sala.

Finalizado o trabalho corrijo cada produção, neste momento apenas passo um tracinho na palavra incorreta e faço minhas anotações. Assim que termino as correções de cada sala faço condensado e repasso para a professora regente com as atividades a serem trabalhadas para sanar dificuldades daquele momento.

3º ano - escrita
1º Escolho o conto a ser contado;
2º Organizo o material a ser utilzado: folhas com as figuras em sequencia do conto;
 Verifico a sala que não tem educação física ou outra disciplina com professor diferente;
4º Peço licença o professor regente (neste momento fico sozinha com a turma);
5º Explico o que estou fazendo na sala, peço a colaboração de todos;
6º Faço o conto;
7º Entrego as folhas para cada um, peço que observem a sequencia de figuras;
8º Relembre o conto olhando as figuras na mente;
9º Em seguida peço que escrevam o conto obedecendo a sequencia das figuras;
10º Vou dando dicas quando a criança esquece a história;

Ao terminar recolho o material agradeço a participação, chamo a professora  e agradeço e vou para outra sala.

Finalizado o trabalho corrijo cada produção, neste momento apenas passo um tracinho na palavra incorreta e faço minhas anotações. Assim que termino as correções de cada sala faço condensado e repasso para a professora regente com as atividades a serem trabalhadas para sanar dificuldades daquele momento.


 



Momento de escrita - 3

Assim que todas as crianças passam pelos 2 processos de escritas, então passo a ir uma vez por mês nas salas para aplicar produções de textos variadas.

Sigo os mesmos passos termino e corrijo cada uma e faço as observações necessárias para o professor regente.


Seguindo todo esse processo fico por dentro de toda a aprendizagem de todos os alunos.
DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA: DESCRIÇÃO 1º ANO



DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA: DESCRIÇÃO 2º ANO




DIAGNÓSTICO DE LEITURA E ESCRITA: DESCRIÇÃO 3º ANO





CONDENSADO 1º ANO


CONDENSADO 2º ANO

CONDENSADO 3º ANO

Alguns materiais que utilizei para as produções








VISITA A FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL MENDES DE OLIVEIRA

 

 

 

 



OBRIGADA AS PROFESSORAS: JULIANA MATOS, ELISANDRA, MEIRE, ISLÉIA, LÚCIA E SILVANA POR SEREM GUIAS DAS CRIANÇAS A ESSA VISITA À FEIRA DE CIÊNCIAS DA E. E. MENDES DE OLIVEIRA.

PARABÉNS PROFESSORES, ALUNOS E DIREÇÃO DA MENDES PELAS EXPOSIÇÕES. MUITO ORGANIZADO E CURIOSO.







Por Lisa

0 comentários:

Postar um comentário