Amanhã é dia de Reunião de Pais na nossa Escola. Diferente de muitas escolas que ouvimos falar, aqui na E. E. Proª Dôra Barbosa temos participação significativa dos pais nas reuniões. Em cada reunião procuramos recepcionar os pais com muito carinho, organizando o encontro passo-a-passo.
Abaixo segue nossa pauta em que deixamos como sugestão:
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DÔRA BARBOSA
Decreto:24.564 – 22/03/85 – Portaria:484/85- 13/04/85
Av. Dr. Osório Adrião da Rocha, 438 – Centro – Cep: 39540-000
Fone/Fax: (38)383211.80 – São João do Paraíso/MG
REUNIÃO DE PAIS – 1º BIMESTRE: 30/04/2010
PAUTA:
1) Mensagem: Floquinho de Algodão
2) Apresente o seu trabalho e o que você espera de seus alunos e de seus pais (Lembre-se que esta é a 1ª reunião com os pais, exponha seus argumentos claramente e com bastante tranquilidade, “a 1ª impressão é a que fica e a última também”)
Fale das disciplinas brevemente;
Exponha sobre a organização da sala bem como a distribuição dos lugares: (tamanho, uso de óculos e dificuldades na aprendizagem);
Assistência em casa: Tarefas, leitura, organização do material, acompanhamento da aprendizagem;
Importância dos materiais escolares diariamente: lápis apontados, cadernos e livros na mochila de acordo com os horários, bem como toalhinha limpa, copo, escova, creme dental e sabonetes
3) Lembrete aos pais (normas da escola)
Entrada às 13horas (após o horário só com a autorização da direção da escola);
Saída às 17h20 (saída antes do horário só com autorização da direção da escola);
O aluno poderá ter apenas 5 faltas consecutivas ou 10 alternadas (segundo o artigo 2º da lei de 12/01/2005, publicada Minas Gerais de 01/2005);
Apresentar atestado para justificar ausência;
Uso diário do uniforme limpo;
Pedir que os pais deem sugestões, reclamem ou elogiem o trabalho da escola como todo;
4) Trabalhos realizados:
Mostrar os cadernos com as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança);
Explicar os conceitos dos boletins;
Pedir aos pais que assinem logo abaixo dos boletins;
Seguir lista de chamada, apresentar o desenvolvimento de cada aluno sendo claro e objetivo (dos mais desenvolvidos);
Apresente o trabalho desenvolvido com os alunos reagrupados,esclareça sobre o remanejamento dos mesmos para sala de origem e a necessidade do acompanhamento constante;
Apresente o trabalho desenvolvido com os alunos reagrupados,esclareça sobre o remanejamento dos mesmos para sala de origem e a necessidade do acompanhamento constante;
Conversar separadamente com os pais dos alunos que apresentam dificuldades;
Passar lista de chamada.
“Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos”.
Floquinho de Algodão
Havia aldeia pequena onde o dinheiro não entrava.
Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado.
A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a Amizade.
A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a Amizade.
Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos, ou utensílio, dava seu CARINHO.
O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes, era normal que as pessoas trocassem floquinhos de algodão sem querer nada em troca. As pessoas davam seu CARINHO pois sabiam que receberiam outros num outro momento ou outro dia.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos.
Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.
Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo tempo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR umas as outras na rua.
Como era o mais querido da cidade, o garoto foi a primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, o que o fez o menino procurou a velha para perguntar-lhe e dizer-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão. Pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO. A todos que dava CARINHO, apenas dizia: Obrigado por receber meu carinho.
Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo...Mais outro...e outro...até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.
Aceite meu floquinho como prova do meu carinho, pois é assim que pretendo conduzir meu trabalho, neste ano de 2010. Neste ano, quero dividir com você a responsabilidade de educar.
Um grande Abraço! Que o encontro com os Pais seja um sucesso!
Elisângela Souza
Supervisora Pedagógica/2010
Sugerimos entregar um floquinho de algodão colorido a cada pai com uma mensagem
Lisa
0 comentários:
Postar um comentário