"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
RSS

terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto de Leitura: Cultivando Leitores



         Gente, este é o Projeto de Leitura que estamos desenvolvendo na minha escola.  Antes de executá-lo  deve-se montar caixas com vários gêneros textuais  e em seguida estudar os tipos e funções de cada texto com todos os professores, inclusive os de educação física e ensino religioso, pois eles terão papel importantíssimo na interação aluno/texto/aluno.                                                                            

         Escola Estadual Professora Dôra Barbosa 
Decreto: 24.564-22/03/85 - Portaria: 484/85 – 13/04/85
Av. Dr. Osório Adrião da Rocha,438 - Centro – Cep. 39.540.000
Fone/Fax : (38) 3832 1180 - São João do Paraíso – MG 

 
PROJETO DE LEITURA – 
CULTIVANDO LEITORES ANO 3



APRESENTAÇÃO

            O mundo está carente de cuidados e precisa da ajuda e todos nós. E qual é uma das áreas importantes para preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da leitura.
            É importante, porém, que as sementes sejam muito bem cuidadas e selecionadas.
            Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneias de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e que desperte a curiosidade deles.
            As disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo da leitura, partindo desse pressuposto, os professores da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa juntamente a equipe pedagógica percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre seus alunos apontaram como ação constante no Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) o trabalho sistemático com a leitura que será realizado frequentemente em sala de aula.
            Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em que a escrita circula. Mas, para outros, é, sobretudo na escola que este gosto pode e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, o adolescente e o jovem percebam a leitura como um ato prazeroso e necessário e que tenha os adultos como modelo.
            Neste projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção  do conhecimento escolar; professor, alunos, demais funcionários da escola, pois só com esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
            Percebe-se que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução. Lançar mãos desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato de ler.

OBJETIVO GERAL:
©      Disponibilizar a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o desenvolvimento do hábito de ler;
©      Apropriar do ato de ler para construção da escrita;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
©      Apresentar aos alunos diversos gêneros textuais que circular em nossa sociedade;
©      Promover momentos de leitura frequentemente;
©      Utilizar o hábito de ler na construção da escrita em sala de aula.

PROCEDIMENTOS:

©      Levar nos dias determinados a caixa de textos selecionados para sala;
©      A exploração dos textos deve seguir o cronograma apresentado;
©      Todos devem executar a atividade no mesmo horário;
©      O professor regente da aula deverá apresentar o gênero de maneira criativa e participativa, esclarecendo o tipo e suas finalidades;
©      No final da aula deverá recolher cada texto, organizar a sua caixa e devolver a biblioteca;
©      Durante a semana dê atividades relacionadas ao gênero estudado para consolidação da aprendizagem.

CRONOGRAMA:

Segunda-feira   2º horário  05/04/2010
1º ANO
2º ANO
3ºANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
EJA
EJA
CONVITES
CANTIGAS
H.Q
LITERATURA
INFANTIL
FÁBULAS
CIÊN.
HOJE
POESIAS
MÚSICAS
FÁBULAS
POESIAS
H.Q

Terça-feira        4º horário  13/04/2010
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
EJA
EJA
CANTIGAS
CONVITES
LITERATURA
INFANTIL
H.Q
POESIAS
FÁBULAS
CIÊN. HOJE
POESIAS
MÚSICAS
H. Q
POESIAS

Quarta-feira     2º horário   28/04/2010
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
EJA
EJA
CONTOS
DE FADAS
FÁBULAS
CIÊN.
HOJE
POESIAS
LITERAT
INFANTIL
MUSICA
FÁBULAS
H.Q
POESIAS
FÁBULAS
CIÊN.
HOJE

Quinta-feira      4º horário   06/04/2010
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
8º ANO
9º ANO
EJA
EJA
FÁBULA
CONTOS
DE FADAS
POESIAS
CIÊN.
HOJE
H.Q
POESIAS
MUSICAS
FÁBULAS
CIÊN.
HOJE
CIÊN.
HOJE
FÁBULAS



Nada lhe posso dar que não exista  em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso lhe dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
Hermann Hesse


Bom trabalho!
Conte conosco,

Supervisão Pedagógica e Bibliotecárias /2010







Lisa

1 comentários:

Maristela Mafort disse...

OI Lisa...
O projeto ficou muito bacana... boa sorte p vcs na execução. Tenho certeza que será um sucesso.
Bjs

Postar um comentário