Os problemas de aprendizagem podem ter uma variedade de causas, algumas das quais podem estar relacionadas ao desenvolvimento. Duas crianças quaisquer podem ter o que parece ser a mesma dificuldade de aprendizagem por razões diferentes. Cada causa implica numa forma diferente de recuperação. Podem ser diagnósticadas causas diferentes para sintomas semelhantes.
As crianças que desenvolveram processos ineficientes geralmente podem ser ajudadas a desenvolver processos mais eficientes.
Os educadores não sabem todas as respostas para ajudar as crianças com problemas de aprendizagem. Como duas pessoas jamais são exatamente iguais, as causas de seus problemas jamais são iguais.
Os educadores que tentaram usar uma bordagem do tipo "livro de receitas" ao trabalhar com crianças com dificuldades de aprendizagem frequentemente prejudicarão mais do que ajudarão.(Barry J. Wadsworth)
Penso que é necessário reafirmar a importância do papel do professor como gente mediador do processo ensino aprendizagem, levando em conta as diferenças individuais e proporcionando atividades diversificadas e motivadoras, que façam do ensino e da aprendizagem grandes aventuras.
Sabe-se o quanto é difícil e trabalhoso esta prática voltada para o atendimento as difculdades de aprendizagem dentro de uma sala de aula com no mínimo 25 alunos.
É preciso que a escola como todo esteja pronta a assumir e garantir ao professor tal êxito desejado: não poderá restringir a ensinar a ler e a escrever, nem tampouco transmitir conhecimentos. É preciso ampliar essas intenções.
O professor deverá ser criativo: trabalhar com cantinhos de apredizagem, experimentar agrupamentos e reagrupamentos temporários de alunos, estimular cada aluno para que se desenvolva no ritmo e direção de sua opção dando suporte para o processo individual de desenvolvimento dos alunos e garantindo espaço acadêmico para que os alunos possam nele circular à medida de sua necessidade, interesse e vontade. Dentro dessa perspectiva jamais poderemos deixar de fora a família do aluno, que nesse momento precisa conhecer o ritmo de aprendizagem para que em casa possa dar continuidade ao processo. A família é parceira necessária no dia-a-dia do aluno.
O professor deverá ser criativo: trabalhar com cantinhos de apredizagem, experimentar agrupamentos e reagrupamentos temporários de alunos, estimular cada aluno para que se desenvolva no ritmo e direção de sua opção dando suporte para o processo individual de desenvolvimento dos alunos e garantindo espaço acadêmico para que os alunos possam nele circular à medida de sua necessidade, interesse e vontade. Dentro dessa perspectiva jamais poderemos deixar de fora a família do aluno, que nesse momento precisa conhecer o ritmo de aprendizagem para que em casa possa dar continuidade ao processo. A família é parceira necessária no dia-a-dia do aluno.
0 comentários:
Postar um comentário