"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
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segunda-feira, 19 de julho de 2010

Reunião de pais

Reunião de Pais e Mestres - 2º bimestre
Aconteceu na minha escola nesta sexta-feira (16/07/2010) a renião de Pais e Mestres referente ao 2º bimestre. Não temos o que nos reclamar quanto a frequencia deles, pois os que não podem ir no dia avisa qe irão em outro horário, mas nunca deixam de saber sobre a vida escolar de seus filhos.
Ficamos  ancisos, pois sabemos da importância e tamanha responsabilidade em recebê-los para serem informados quanto ao rendimento dos seus... Graças à Deus que nos guia o tempo inteiro em nossa rotina e a nossa excelente equipe de professores, mais uma reunião de pais que foi um sucesso. Pena que eu não estive presente com os meus para participar e comemorar.
Valeu Galera! Agora descansem bastante e não se esqueçam de se divertirem, pois  "Agostão" está logo aí!...

Segue a abaixo dicas que sugerimos aos nossos professores para andamento de suas reuniões com os pais:



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DÔRA BARBOSA


           Decreto:24.564 – 22/03/85 – Portaria:484/85- 13/04/85


              Av. Dr. Osório Adrião da Rocha, 438 – Centro – Cep: 39540-000


                 Fone/Fax: (38)383211.80 – São João do Paraíso/MG


REUNIÃO DE PAIS – 2º BIMESTRE: 16/07/2010
Algumas atitudes a ter em conta nos contatos com os pais nas reuniões:

Sinceridade – A reunião pertence sobretudo aos pais, mas também ao educador. Diga o que pensa, as idéias do educador são importantes mas têm o mesmo valor que as ideias dos pais, isto é, à partida e, para que o diálogo resulte, todas as ideias são importantes.

Ouvir cuidadosamente – procure compreender os pais, mesmo que discorde do que estão a dizer, procure compreender quais os motivos que os levam a fazer determinada afirmação.

Não interrompa – embora seja o técnico não monopolize a reunião, os pais têm sempre coisas interessantes a dizer.

Não deixe monopolizar – existem pais com tendência a monopolizar as reuniões, encontre estratégias para que isso não aconteça. Implique todo o grupo, encaminhe a discussão para coisas que têm realmente interesse, se a discussão esmorecer “provoque” de modo a despertar o interesse.

Não fuja da discussão – não fique calado, apático ou indiferente, se não entender alguma coisa pergunte. Formule as suas ideias e esteja aberto às dúvidas dos outros.

Se discordar de alguma coisa diga – faça-o com naturalidade, sem ênfase, com bom humor.

Não adie observações – fale logo que sentir a necessidade de esclarecer algum ponto.

Generalize os casos – elabore o seu discurso de modo a não particularizar fatos que se tenham passado com as crianças, não nomeie nenhuma em particular.

Favoreça a participação – chame, de modo surreptício, ao diálogo os pais que por razões várias menos participam.

Não escolha para si um lugar de destaque – evite falar de pé de preferência misture-se com os pais.

Estruture o espaço de modo a facilitar o diálogo – o modo como dispõe o espaço pode favorecer o diálogo.

Tenha em atenção o código linguístico – tenha em atenção o nível sócio-cultural dos pais
Sucesso em sua reunião!
Abraços!

Supervisora Pedagógica
Elisângela Silva/2010


Retirei esta dica do blog: três pedagogas com amor   (Valeu meninas)



REUNIÃO DE PAIS – 2º BIMESTRE: 16/07/2010
PAUTA:
          ©         RECEPCIONAR OS PAIS COM ENTUSIASMO E ALEGRIA;

          ©         REALIZAR DINÂMICA COM OS PAIS OU LÊ MENSAGEM;

          ©         ELOGIAR O ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO DAS SOLICITAÇÕES DA ESCOLA: HORÁRIO, UNIFORME, MATERIAL, TAREFAS DE CASA;

          ©         SOLICITAR CADA VEZ MAIS O APOIO DE DELES;

          ©         APRESENTAR PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 3º BIMESTRE;

          ©         SOLICITAR SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRABALHO EM SALA DE AULA;

          ©         FALAR SOBRE OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA (PEDIR A PARCIPAÇÃO DOS PAIS);

          ©         MOSTRAR AS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS E RELATAR COMO FORAM ORGANIZADAS (INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA)

          ©         DISCUTIR AÇÕES CONJUNTAS COM OS PAIS A FIM DE SANAR AS DIFICULDADES DAS CRIANÇAS COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM OU PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM  EM GERAL

          ©         EXPLICAR OS CONCEITOS DOS BOLETINS;

          ©         PEDIR AOS PAIS QUE ASSINEM LOGO ABAIXO NOS BOLETINS;

          ©         SEGUIR LISTA DE CHAMADA, APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE  CADA ALUNO SENDO CLARO E OBJETIVO (DOS MAIS DESESENVOLVIDOS)

YYCONVERSAR SEPARADAMENTE COM OS PAIS DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES;

          ©         PASSAR LISTA DE CHAMADA.

 

                    “Ninguém educa se não se auto educa” Santo Agostinho








Abraços!!!

Supervisora Pedagógica
Elisângela Souza Silva/2010




PAIS BRILHANTES SÃO FIRMES E AMOROSOS!
          ©          CHORE COM SEUS FILHOS E ABRACE-OS. ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE DAR-LHES FORTUNAS OU FAZER-LHES MONTANHA DE CRÍTICAS;
          ©          NÃO FORME HÉROIS, MAS SERES HUMANOS QUE CONHEÇAM SEUS LIMITES E SUAS FORÇAS;
          ©          FAÇA DE CADA LÁGRIMA UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO;
          ©          ESTIMULE SEU FILHO A TER METAS;
          ©          LEMBRE-SE: CONVERSAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA;
          ©          DIALOGAR É FALAR DO MUNDO QUE SOMOS;
          ©          ABRAÇAR, BEIJAR E FALAR ESPONTANEAMENTE;
          ©          CONTAR HISTÓRIAS;
          ©          SEMEAR IDEIAS;
          ©          DIZER NÃO SEM MEDO;
          ©          NÃO CEDER A CHANTAGEM;
          ©          PARA EDUCAR É NECESSÁRIO PACIÊNCIA...


AUGUSTO CURY



É MUITO BOM TER VOCÊS COM A GENTE... ABRAÇOS!


A PROFESSORA E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA- 5º ANO 2010


Lisa



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