Reunião de Pais e Mestres - 2º bimestre
Aconteceu na minha escola nesta sexta-feira (16/07/2010) a renião de Pais e Mestres referente ao 2º bimestre. Não temos o que nos reclamar quanto a frequencia deles, pois os que não podem ir no dia avisa qe irão em outro horário, mas nunca deixam de saber sobre a vida escolar de seus filhos.
Ficamos ancisos, pois sabemos da importância e tamanha responsabilidade em recebê-los para serem informados quanto ao rendimento dos seus... Graças à Deus que nos guia o tempo inteiro em nossa rotina e a nossa excelente equipe de professores, mais uma reunião de pais que foi um sucesso. Pena que eu não estive presente com os meus para participar e comemorar.
Valeu Galera! Agora descansem bastante e não se esqueçam de se divertirem, pois "Agostão" está logo aí!...
Segue a abaixo dicas que sugerimos aos nossos professores para andamento de suas reuniões com os pais:
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA DÔRA BARBOSA
Decreto:24.564 – 22/03/85 – Portaria:484/85- 13/04/85
Av. Dr. Osório Adrião da Rocha, 438 – Centro – Cep: 39540-000
Fone/Fax: (38)383211.80 – São João do Paraíso/MG
REUNIÃO DE PAIS – 2º BIMESTRE: 16/07/2010
Algumas atitudes a ter em conta nos contatos com os pais nas reuniões:
Sinceridade – A reunião pertence sobretudo aos pais, mas também ao educador. Diga o que pensa, as idéias do educador são importantes mas têm o mesmo valor que as ideias dos pais, isto é, à partida e, para que o diálogo resulte, todas as ideias são importantes.
Ouvir cuidadosamente – procure compreender os pais, mesmo que discorde do que estão a dizer, procure compreender quais os motivos que os levam a fazer determinada afirmação.
Não interrompa – embora seja o técnico não monopolize a reunião, os pais têm sempre coisas interessantes a dizer.
Não deixe monopolizar – existem pais com tendência a monopolizar as reuniões, encontre estratégias para que isso não aconteça. Implique todo o grupo, encaminhe a discussão para coisas que têm realmente interesse, se a discussão esmorecer “provoque” de modo a despertar o interesse.
Não fuja da discussão – não fique calado, apático ou indiferente, se não entender alguma coisa pergunte. Formule as suas ideias e esteja aberto às dúvidas dos outros.
Se discordar de alguma coisa diga – faça-o com naturalidade, sem ênfase, com bom humor.
Não adie observações – fale logo que sentir a necessidade de esclarecer algum ponto.
Generalize os casos – elabore o seu discurso de modo a não particularizar fatos que se tenham passado com as crianças, não nomeie nenhuma em particular.
Favoreça a participação – chame, de modo surreptício, ao diálogo os pais que por razões várias menos participam.
Não escolha para si um lugar de destaque – evite falar de pé de preferência misture-se com os pais.
Estruture o espaço de modo a facilitar o diálogo – o modo como dispõe o espaço pode favorecer o diálogo.
Tenha em atenção o código linguístico – tenha em atenção o nível sócio-cultural dos pais.
Sucesso em sua reunião!
Abraços!
Supervisora Pedagógica
Elisângela Silva/2010
Retirei esta dica do blog: três pedagogas com amor (Valeu meninas)
Retirei esta dica do blog: três pedagogas com amor (Valeu meninas)
REUNIÃO DE PAIS – 2º BIMESTRE: 16/07/2010
PAUTA:
© RECEPCIONAR OS PAIS COM ENTUSIASMO E ALEGRIA;
© REALIZAR DINÂMICA COM OS PAIS OU LÊ MENSAGEM;
© ELOGIAR O ACOMPANHAMENTO E ATENDIMENTO DAS SOLICITAÇÕES DA ESCOLA: HORÁRIO, UNIFORME, MATERIAL, TAREFAS DE CASA;
© SOLICITAR CADA VEZ MAIS O APOIO DE DELES;
© APRESENTAR PROPOSTA DE TRABALHO PARA O 3º BIMESTRE;
© SOLICITAR SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRABALHO EM SALA DE AULA;
© FALAR SOBRE OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA (PEDIR A PARCIPAÇÃO DOS PAIS);
© MOSTRAR AS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS E RELATAR COMO FORAM ORGANIZADAS (INTERESSE E PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA)
© DISCUTIR AÇÕES CONJUNTAS COM OS PAIS A FIM DE SANAR AS DIFICULDADES DAS CRIANÇAS COM DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM OU PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM GERAL
© EXPLICAR OS CONCEITOS DOS BOLETINS;
© PEDIR AOS PAIS QUE ASSINEM LOGO ABAIXO NOS BOLETINS;
© SEGUIR LISTA DE CHAMADA, APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE CADA ALUNO SENDO CLARO E OBJETIVO (DOS MAIS DESESENVOLVIDOS)
YYCONVERSAR SEPARADAMENTE COM OS PAIS DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DIFICULDADES;
© PASSAR LISTA DE CHAMADA.
“Ninguém educa se não se auto educa” Santo Agostinho
Abraços!!!
Supervisora Pedagógica
Elisângela Souza Silva/2010
PAIS BRILHANTES SÃO FIRMES E AMOROSOS!
© CHORE COM SEUS FILHOS E ABRACE-OS. ISSO É MAIS IMPORTANTE DO QUE DAR-LHES FORTUNAS OU FAZER-LHES MONTANHA DE CRÍTICAS;
© NÃO FORME HÉROIS, MAS SERES HUMANOS QUE CONHEÇAM SEUS LIMITES E SUAS FORÇAS;
© FAÇA DE CADA LÁGRIMA UMA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO;
© ESTIMULE SEU FILHO A TER METAS;
© LEMBRE-SE: CONVERSAR É FALAR SOBRE O MUNDO QUE NOS CERCA;
© DIALOGAR É FALAR DO MUNDO QUE SOMOS;
© CONTAR HISTÓRIAS;
© SEMEAR IDEIAS;
© DIZER NÃO SEM MEDO;
© NÃO CEDER A CHANTAGEM;
© PARA EDUCAR É NECESSÁRIO PACIÊNCIA...
AUGUSTO CURY
É MUITO BOM TER VOCÊS COM A GENTE... ABRAÇOS!
A PROFESSORA E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA- 5º ANO 2010
Lisa
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