"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
RSS

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Psicopedagogia agora é profissão!!

O projeto de Lei 3512/08 que regulamenta a profissão de psicopedagogo foi aprovado na CCJ da Câmara Federal em 15/12/2009.



O que é a psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual, grupal e institucional. Organiza-se como área teórica-metodológica própria, a partir de várias do conhecimento da Educação e da Saúde naquilo que se aplica à compreensão dos processos analisando-os e respeitando o Código de Ética da psicopedagogia, garantindo uma postura socialmente comprometida com a realidade brasileira.
A Psicopedagogia nasceu na Europa, ainda no séc. XIX, foi trazida para o Brasil na década de 70. Em 1979 foi criado o primeiro curso regular de psicopedagogia no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, iniciativa de Maria Alice Vassimon, pedagoga e psicodramatista, e Madre Cristina Sodré Dória, diretora do Instituto.

Quem é o psicopedagogo?
O psicopedagogo é um profissional preparado para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos problemas de aprendizagem escolar.

Através do diagnóstico clínico ou pedagógico identifica-se as causas do problema de aprendizagem e elabora o plano de intervenção. Para realizar esse diagnóstico, o psicopedagogo utiliza recursos como testes, desenhos, atividades pedagógicas, jogos, brinquedos, etc. Esses recursos se constituem num importante instrumento de linguagem e revelam dados sobre a nossa vida, que muitas vezes são segredos para nós mesmos. Com base nesses dados é elaborado o plano de intervenção.



O trabalho do psicopedagógico não pode confundir-se com a prática psicanalítica e nem tampouco com qualquer prática que conceba uma única face do sujeito. Um psicopedagogo cujo objeto de estudo é a problemática da aprendizagem, não pode deixar de observar o que sucede entre a inteligência e os desejos inconscientes.

Elisângela Souza






2 comentários:

glaucia disse...

Estou entrando agora para esse novo mundo da psicopedagogia,confesso que estou perdida as duvidas são inúmeras ....

rita disse...

psicopedagogia e uma profissão com praticas
e conhecimentos para aprendizagem do sujeito.

Postar um comentário