ESCOLA
ESTADUAL PROFESSORA DÔRA BARBOSA
Decreto:24.564
– 22/03/85 – Portaria:484/85- 13/04/85
Av. Dr.
Osório Adrião da Rocha, 438 – Centro – Cep: 39540-000
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do Paraíso/MG
PROJETO DE LEITURA
CULTIVANDO LEITORES
APRESENTAÇÃO
O mundo está carente de cuidados e
precisa da ajuda de todos nós. E qual é uma das áreas importantes para
preservar e cultivar? Sem dúvida, o hábito da leitura.
É importante que as sementes sejam
muito bem cuidadas e selecionadas.
Não
se forma bons leitores s eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras
maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às
crianças sem interessante e que desperte a curiosidade deles.
As
disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais
próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais
implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo
da leitura, partindo desses pressupostos que, os professores das séries iniciais
da Escola Estadual Professora Dôra Barbosa juntamente a supervisão pedagógica
percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre os alunos
apontaram como ação de intervenção do dia-a-dia o trabalho sistemático com o ato de ler.
Atitudes
como gostar de ler, interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas
para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivências em
que a escrita circula. Mas, pra outros, é, sobretudo na escola que o gosto pode
e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, perceba a leitura
como ato prazeroso e necessário tendo os adultos como modelo.
Neste
projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do
conhecimento escolar; professor, alunos, pais e equipe pedagógica, pois só com
esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
Percebe-se
que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que
concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução.
Lançar mão desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato
de ler.
OBJETIVO GERAL
J
Disponibilizar
a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o
desenvolvimento do gosto e do hábito de ler;
J
Apropriar
do ato de ler para construção da escrita;
J
Reconhecer
o valor da língua falada e escrita como meio de informação e transmissão de
culturas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
J
Conhecer
e apreciar várias histórias e textos de diversos autores nacionais e
internacionais;
J
Promover
momentos de leitura diariamente;
J
Apropriar
do hábito de ler na construção da escrita em sala de aula;
J
Valorizar
a leitura como fonte de fruição, estética e entretenimento;
METODOLOGIA
J
Aula
expositiva dialogada e interativa;
J
Roda
de leitura;
J
Dramatização;
J
Contação
de histórias;
J
Empréstimo
de livros;
J
Leitura
oral e silenciosa pela professora e pelos alunos;
J
Histórias
audiovisuais.
J
Escrita
de fichas;
J
Produção
de textos a partir da história explorada.
CRONOGRAMA
PERÍODO
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEL
|
MOMENTO
|
|
1
|
DIARIAMENTE
|
LEITURA
DELEITE
|
PROFESSORA
REGENTE
|
INÍCIO
DA AULA
|
2
|
DIARIAMENTE
|
INTERVENÇÃO
NA LEITURA
|
PROFESSORA
EVENTUAL
|
APÓS
O RECREIO
|
3
|
DIAS
ALTERNADOS
|
EMPRÉSTIMO
DE LIVROS
|
SUPERVISÃO
E PROFª EVENTUAL
|
DURANTE
A AULA
|
4
|
QUINZENAL/SEXTAS- FEIRAS
|
CONTAÇÃO
DE HISTÓRIA
|
PROFESSORAS/
SUPERVISÃO
|
APÓS
RECREIO
|
5
|
QUINZENAL
|
HISTÓRIA
AUDIVISUAL/ ESCRITA
|
SUPERVISÃO
PEDAGÓGICA
|
INÍCIO
DA AULA
|
6
|
ABRIL
|
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO AOS PAIS
|
PROFESSORAS/SUPERVISÃO
|
REUNIÃO
DE PAIS
|
7
|
MAIO/
DIARIAMENTE
|
HISTÓRIA
NOVELA
|
PROFESSORA
REGENTE
|
TÉRMINO
DA AULA
|
8
|
JUNHO/
SEMANAL
|
VISITA
A BIBLIOTECA
|
PROFESSORA
REGENTE/ SUPERVISÃO/ BIBLIOTECÁRIA
|
INÍCIO
DA AULA
|
9
|
JULHO/
DIARIAMENTE
|
LEITURA
COLETIVA
|
PROFESSORA
REGENTE/ALUNOS
|
INÍCIO
DA AULA
|
10
|
AGOSTO
A NOVEMBRO
|
MALA
VIAJANTE
|
PROFESSORA/
PAIS/ALUNOS
|
DURANTE
A AULA
|
11
|
DEZEMBRO
|
CULMINÂNCIA
|
PROFESSORAS/
SUPERVISÃO/ PEUB/ ALUNOS/ PAIS
|
REUNIÃO
DE PAIS
|
PROCEDIMENTOS
1. Leitura
deleite:
o texto deve ser escolhido e preparado anteriormente. Pois trata-se de uma
leitura prazerosa, então deve ser divertida e de fácil entendimento pelas
crianças.
2. Intervenção
na Leitura: momento
em que a Professora Eventual terá com os alunos que estão com dificuldades na
leitura. Propondo textos simples para memorização dos sons das sílabas e textos
maiores para os eu precisam adquirir fluência na leitura. Acontecerá todos os
dias individualmente após o recreio, o aluno levará o texto para casa para fixação da leitura.
3. Empréstimos
de Livros:
Os livros deverão ser expostos para que as crianças possam escolher de acordo a
sua preferência. O professor responsável deverá sugerir algumas histórias para
as crianças que apresentam dúvidas e que não tem hábito de leitura. Os
empréstimos acontecerão em dias alternados de acordo disponibilidade das
professoras responsáveis.
4. Contação de
Histórias: Preparada
com antecedência, a contação deve ser prazerosa e envolvente, com cantigas,
movimentos e adereços.
5. História audiovisual: Organizar
as histórias e passar na TV ou data show. Para os alunos do 1º ano histórias
mais curtas como fábulas e para os alunos do 2º ano histórias maiores como
contos. Após apreciação do filme realizar atividade escrita realizada pela
supervisão escolar.
6. Apresentação
do Projeto: Na
reunião de pais cada professora deverá apresentar o projeto aos pais expondo a
importância e objetivos, bem como a participação de todos. Neste dia é
interessante que se conte uma história aos pais e entregue lembrancinhas
referentes a história contada.
7. História
novela: A partir de uma história maior divide-se
capítulos que deverão ser contados com suspense todos os dias para os alunos,
ou histórias auditivas.
8. Visita a
biblioteca da escola: Combinar com a bibliotecária da escola um
momento de literatura na própria biblioteca da escola, para que os mesmos
possam conhecer e desfrutar desse espaço tão importante da escola.
9. Leitura
coletiva: Ao
receber os alunos todos devem se concentrar no pátio para audição de um texto
feito pelos colegas no microfone.
10. Mala
viajante:
1º A professora apresenta o escritor a
ser trabalhado naquele momento através de suas obras e biografia, em seguida
conta-se uma história, explora e entrega um mimo que deve ser colado no caderno
de leitura, após sorteia uma criança ser a próxima a conhecer outra obra do
escritor, que leva o livro para casa para deleite com a família e retornar-se
uma semana depois para a contação. Cada criança deverá trazer um mimo para seus
colegas e professoras. A família que quiser pode participar desse momento na
escola junto a criança.
11. Culminâcia :
em
aberto
AVALIAÇÃO
J
Observação
do desempenho dos alunos em todo processo de leitura, inferência, interpretação
e escrita;
J
Participação
dos pais, alunos e professoras;
SUGESTÕES DE LEITURA:
J
Fábulas
de Esopo
J
Fábulas
de Monteiro Lobato
J
Fábulas
populares
J
Pequenos
contos populares
J
Autores:
1. Ziraldo: Menino
Maluquinho, O menino Marrom, Os dez amigos, Flicts, Juvenal
2. Sylvia
Orthof: Maria vai com as outras, Se as coisas fossem mães, Chora não! O sapato
que miava.
3. Ruth Rocha:
Marcelo, Martelo, Marmelo; O reizinho mandão; A rua do Marcelo; A família do
Marcelo; Quem tem medo do quê?
4. Ana Maria
achado: Menina Bonita do laço de fita; O menino Pedro e o seu boi voador; Dona
Baratinha; Beijos mágicos; Beto, o carneiro; Palavras, palavrinhas, palavrões;
5. Eva Furnari:
Nós; Você troca; Não confunda Amigos do peito; Filó e Marieta; Bilico.
6. Eliás José:
Caixa mágica de surpresa; O amigão de todo mundo; Gente e mais gente; Bolo pra
festa no céu
7. Monteiro
Lobato: Caçada de Pedrinho; Reinações de Narizinho; Memórias da Emília;
histórias das invenções
8. Enric
Larreula: Todas as aventuras da Bruxa Onilda
J
Livros:
1. A casa
sonolenta;
2. Marley
3. Lila, e o
segredo da chuva;
4. Minha casa
azul;
5. Fugindo das
garras do gato;
6. Rápido como
gafanhoto;
7. Confusão no
jardim;
8. Bruxinha e
Frederico;
9. Que horas
são;
10. Bom dia
todas as cores;
11. O menino que aprendeu a ver;
12. Toca de
gente, casa de bicho;
13. Trava-língua,
quebra queixo, rema-rema, remelexo;
14. A noite
assombrada;
15. Falando
pelos cotovelos;
16. O valor de cada um;
17. Quase de
verdade;
18. A margarida
friorenta
“Nada lhe
posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de
imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso dar a não ser a
oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei a tornar visível o seu próprio
mundo, e isso é tudo.”
HERMANN HESSE
Bom Trabalho!
Elisângela Souza Silva/ 2013
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