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Superintendência Regional de
Ensino de Montes Claros
Diretoria
educacional - dire
Divisão de
Equipe Pedagógica - divep
SUGESTÃO: PLANO DE
AÇÃO DO ESPECIALISTA DA EDUCAÇÃO
J
JANEIRO, última semana do mês: Providenciar a aplicação da
avaliação dos alunos que ficaram para os estudos independentes.
J
FEVEREIRO, Primeiro encontro de trabalho: Reunião pedagógica
para apresentação dos resultados da escola nas avaliações externas, apresentar
aos professores o índice de retenção de alunos no último ano letivo, apresentar
a proposta de trabalho e orientar o planejamento para o início das aulas e
recepção dos alunos. Planejar as atividades a serem realizadas nas datas
comemorativas de fevereiro e março (previsão).
J
FEVEREIRO, Primeiro ou Segundo encontro de planejamento:
Avaliação do Plano de Intervenção Pedagógica do ano de 2012, Reestruturação e
atualização do PIP para aplicação em 2013. Planejamento das atividades a serem
realizadas nas datas comemorativas de fevereiro e março.
J
FEVEREIRO: Orientar a aplicação e preenchimento do Mapa de
Resultados da avaliação diagnóstica em todas as turmas.
J
FEVEREIRO E MARÇO: Orientar os professores na elaboração do
Plano de Curso, promovendo ciclos de estudo da Matriz Curricular.
J
FEVEREIRO E MARÇO: Analisar a leitura e escrita dos alunos
do 1º ao 5º ano dos anos iniciais e 6º e 7º anos do Ensino Fundamental,
arquivar as observações para acompanhamento durante o ano letivo e planejar
junto aos professores as possíveis intervenções e montar o cronograma de
atendimento.
J
MARÇO: Listar as datas comemorativas do ano letivo e
planejar as respectivas atividades para as datas a serem comemoradas.
J
ABRIL: Planejar a organização do Jornal Mural para
divulgação de curiosidades sobre as datas comemorativas e os conteúdos
ministrados pelos professores, com o objetivo de gerar conhecimento e favorecer
a prática da leitura rápida nos intervalos de recreio.
J
Identificar em cada turma os alunos em baixo desempenho
(alunos BD PROALFA que estão no 4º ano de escolaridade e alunos de todas as
turmas que apresentaram nota abaixo da média no primeiro bimestre), planejar
junto aos professores as intervenções e fazer o acompanhamento sistemático para
verificar os avanços apresentados pelos alunos – certificar se a aprendizagem
realmente está acontecendo.
J
DURANTE O ANO LETIVO: Com a ajuda dos professores, montar o
banco de atividades para subsidiar as atividades de intervenção e para suprir a
falta de algum professor.
J
Montar o banco de atividades para a intervenção dos alunos
em baixo desempenho. Orientar os professores na montagem do portfólio dos
alunos que apresentam as maiores dificuldades na aprendizagem com o objetivo de
analisar e pesquisar os problemas que geram a situação especial.
J
Elaborar junto aos professores o PDI dos alunos com
necessidades educacionais especiais e de alunos que apresentam maiores
dificuldades na aprendizagem e que ainda não foram diagnosticados pelo médico
especialista.
J
Listar os nomes dos alunos que apresentam número preocupante
de faltas para que a direção faça o encaminhamento ao Conselho Tutelar local.
J
Listar e disponibilizar aos professores materiais
pedagógicos através de aparelho multimídia ou material impresso. Exemplos:
Livros NAME 5º e 9º Língua Portuguesa e Matemática, Livros Gestar I e II de
Língua Portuguesa e Matemática, antigos diagnósticos disponibilizados pela SRE
e SEE, Sequências Didáticas e Sequências de atividades fornecidas pelas SRE e
SEE.
J
Levantar temas, assuntos ou livros, filmes ou textos a serem
analisados ou estudados no Módulo II, bem como observar os aspectos onde os
professores apresentam maiores dificuldades para capacitá-los através do Ciclo
de Estudos, atendendo orientações da SRE e SEE com a formação em serviço. Exemplos: Filme Adorável Professor; Caderno
de Boas Práticas do Professor (anos iniciais); Caderno de Boas Práticas do
Projeto Educação de Tempo Integral; Novo Acordo
Ortográfico Da Editora Melhoramentos; CBC; Livro Na Sala de Aula- Celso Antunes; Padrões
de Competência para Professores dos Anos Iniciais do Estado de Minas Gerais; Métodos
e Processos de Alfabetização; Níveis de
escrita segundo Emília Ferreiro (Apostila Alfabetização e Letramento); Como
trabalhar o conteúdo Espaço e Forma, Planejamento, Tratamento da Informação,
Sequência Didática, Oficina de Produção de Textos (ver sugestão na Revista
Gestão Escolar do ano de 2012 de janeiro a dezembro e Apostila Oficina de
Produção de Textos elaborado pela Analista Educacional de SRE de Montes Claros
Cleonice Gomes.
J
Orientar o planejamento e elaboração dos Planos de Aulas
(ver modelo da Equipe PIP/CBC Montes Claros) e o preenchimento correto dos
Diários de Classe. De acordo com cronograma montado previamente, apreciar e
analisar os Planos de Aulas, Diários de Classe, diagnósticos a serem aplicadas,
atividades ministradas em sala e cadernos dos alunos para verificar a sequência
didática das atividades desenvolvidas e a organização dos alunos. Quanto aos cadernos dos alunos, a análise e
apreciação poderão ser realizadas de forma amostral, em cada sala dos anos
iniciais.
J
Acompanhar o trabalho dos professores e verificar se está de
acordo com a Matriz Curricular e CBC.
J
Coordenar as ações para a reestruturação do PPP, PIP e
Regimento Escolar.
J
Coordenar ao longo do ano letivo o desenvolvimento de
projetos que norteiam a prática pedagógica e geram aprendizagem. EXEMPLOS:
Releituras de Obras de artistas como: Tarcíla do Amaral, Edgar Degas, Renoir,
Maurício de Souza, Juan Miró; Projeto Soletrando; Chá Literário, Feira da
Cultura, Feira de Ideias; Consciência Negra.
J
BIMESTRALMENTE: Verificar através de levantamento de dados
do aproveitamento bimestral dos alunos para facilitar o acompanhamento
pedagógico, o repasse de orientações nos horários de planejamento e melhor
desempenho pedagógico nos conselhos de classe. Sugestão: Providenciar a cópia
dos resultados bimestrais de aproveitamento do SIMADE e marcar na própria cópia
alunos sem média, alunos com média e alunos acima da média, caracterizando
assim alunos em níveis desempenho: baixo, intermediário e recomendável (se
preferir, preencher ficha específica – ver sugestão da SRE). Realizar o
concelho de Classe, orientar o planejamento das ações e estratégias seguintes
para sanar as dificuldades dos alunos.
J
Nos anos iniciais, se necessário, promover oficina para
divulgar os materiais pedagógicos e livros existentes na escola e algumas das
possíveis atividades que poderão ser desenvolvidas em sala com esses
instrumentos de ensino.
J
Orientar os novos professores que chegam à escola no
planejamento das aulas e apresentar a proposta de trabalho elaborada no início
do ano, bem como as Matrizes Curriculares- Anos Iniciais e CBC-Anos Finais e
Ensino Médio.
J
Coordenar o Projeto de Leitura como grande parceiro no Plano
de Intervenção Pedagógica. SUGESTÃO: Anos Iniciais: Em todas as turmas,
começando com textos menores e com menor grau de dificuldade e progredindo para
textos maiores e com maior grau de dificuldade ortográfica. Anos Finais do
Ensino Fundamental e Ensino Médio: Professor faz uma lista dos livros
existentes na biblioteca de acordo com os temas que quer abordar e a indicação
da idade dos alunos, pede o PEUB para separá-los e de acordo com as etapas do
projeto, vai orientando os alunos na leitura das obras, estipulando prazos,
culminância, outros.
J
JULHO: Corrigir as situações problemas de progressão parcial
e atualizar os registros pedagógicos e orientar os professores no registro do
Diário de Classe.
AO LONGO DO ANO LETIVO: Avaliar
em conjunto as ações propostas no Plano de Intervenção Pedagógica e ajustá-las,
ou replanejá-las de acordo com as necessidades coletivos, tendo em vista a
aprendizagem dos alunos.
J
NOVEMBRO E DESEMBRO: Organizar o fechamento do ano letivo:
Reuniões de pais, alunos em progressão parcial, verificar o fechamento dos
registros dos Diários de Classe, receber dos professores os materiais
pedagógicos emprestados: Guias, CBC, outros.
J
DEZEMBRO: Coordenar a avaliação coletiva do ano letivo e
anotar as novas sugestões para o ano letivo seguinte.
J
DEZEMBRO: Organizar com a ajuda dos professores a listas de
alunos por turma e ano de escolaridade, separando-os com o olhar pedagógico,
separando os alunos indisciplinados e evitando a formação de turmas homogenias.
ELABORAÇÃO: Valderice Gonçalves
de Paula – SRE Montes Claros
MEU PLANO DE AÇÃO
Decreto: 24.564-22/03/85 - Portaria: 484/85 –
13/04/85
Av. Dr. Osório Adrião da Rocha,438 - Centro –
Cep. 39.540.000
Fone/Fax : (38) 3832 1180 - São João do
Paraíso – MG
PLANO DE AÇÃO – ANO 2013
SUPERVISORA PEDAGÓGICA: ELISÂNGELA SOUZA SILVA
AÇÃO
|
PERÍODO
|
$ 1ª
REUNIÃO PEDAGÓGICA
|
! 01/02/2013
|
$ CONSTRUIR
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E COGNITIVA DO 1º E 2º ANOS
|
! 14/02
À 20/02
|
$ REALIZAR
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NOS 1º E 2º ANOS
|
! 20/02
A 06/03
|
$ 1º
ENCONTRO DE PAIS
|
! 22/02
E
|
$ CONSTRUIR
TABELA COM RESULTADOS DA AVALIAÇÃO
|
26/03
|
$ ORGANIZAR
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES
|
1ª
SEMANA DE ABRIL
|
$ APLICAR
DITADOS
|
MENSAL
|
$ APLICAR
PRODUÇÃO DE TEXTOS
|
MENSAL
|
$ REALIZAR
TESTE DE LEITURA DE TODOS OS ALUNOS DOS 1ºE 2º ANOS
|
MÊS
DE MARÇO
|
$ ORGANIZAR
ÁS REUNIÕES DE PAIS
|
FINAL
DE CADA BIMESTRE
|
$ REALIZAR
TESTE DE FATOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA O 2º ANO
|
FINAL
DE ABRIL
|
$ ORGANIZAR
E ACOMPANHAR EXECUÇÃO DO PROJETO DE LEITURA
|
A
PARTIR DE MAIO
|
$ ESTIMULAR
O EMPRÉSTIMO DE LIVROS AOS ALUNOS (TURNO MATUTINO)
|
DIARIAMENTE
|
$ ORGANIZAR
REUNIÕES DE MÓDULO 2
|
SEMANAL
|
$ PARTICIPAR
DAS CAPACITAÇÕES OFERECIDAS PELA SRE OU SEE
|
SEMPRE
QUE NECESSÁRIO
|
$ ORGANIZAR
E PARTICIPAR DAS REUNIÕES ADMINISTRATIVAS, PEDAGÓGICAS, CONSELHOS DE CLASSE;
|
BIMESTRAL
|
$ REALIZAR
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM AS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM
|
DURANTE
TODO O ANO LETIVO
|
$ ENCAMINHAR
ALUNOS AO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO, REFORÇO ESCOLAR OU SERVIÇO PÚBLICO DE
SAÚDE
|
SEMPRE
QUE NECESSÁRIO
|
$ OFERECER
SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES DURANTE REALIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO OU NA PRÁTICA
PEDAGÓGICA
|
SEMPRE
QUE NECESSÁRIO/ BIMESTRAL
|
$ ORGANIZAR,
ACOMPANHAR E PARTICIPAR DOS PROJETOS INTERNOS DA ESCOLA
|
NAS
DATAS PREVISTAS EM CALENDÁRIO
|
$ COMUNICAR
E ESTIMULAR AOS PAIS A PARTICIPAREM DA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO
|
SEMPRE
QUE NECESSÁRIO
|
$ INTERESSAR-SE
EM FICAR POR DENTRO DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS
|
SEMPRE
QUE NECESSÁRIO
|
AMO O QUE FAÇO E FAÇO O QUE AMO!
ELISÂNGELA SOUZA SILVA
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