Gente, na minha escola a reunião de Planejamento Escolar será no dia 02 de fevereiro, disponibilizo para vocês de primeira mão um pouco do material que vamos trabalhar neste dia com os professores. Logo postareis os demais e os Planejamentos Anuais do 1º o 5º ano. Att
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2011
“Depois de algum tempo, você...
...Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás.
Portanto, plante jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar...que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.”
Cada pessoa é um diamante que precisa ser lapidado
A lapidação é um trabalho que exige sabedoria, precisão e paciência.
Cada pessoa é um diamante, que vem ao mundo em estado bruto: o trabalho de cada um de nós é descobrir como se lapidar para se transformar numa pedra preciosa de muito valor.
Nascemos e crescemos com determinadas características: mais explosivos, mais impacientes, tímidos, egoístas, malvados, irritadiços, medrosos ou impulsivos.
No decorrer da vida, muitas pessoas, situações e acontecimentos participam ativamente desse processo de lapidação: os pais, e os familiares que nos influenciam, o grupo social que nos encoraja ou nos oprime, o ambiente de estudo e de trabalho que nos exige, amolda e direciona...
O que temos em excesso que precisamos abrandar? O que nos falta que precisamos desenvolver ou expandir?
É preciso que cada um de nós pense assim: qual será o trabalho de lapidação necessário para mim para que eu me coloque no caminho do equilíbrio interior, que vai me proporcionar paz, harmonia, serenidade e força?
Esse é um trabalho de vida inteira; é para crianças, jovens, adultos e velhinhos, E que ninguém se iluda: esse trabalho é cansativo e, às vezes, dói bastante! Mas é o que nos permite atravessar os períodos difíceis sem nos quebrar por dentro e que nos permite viver com mais alegria os períodos fáceis.
Mª Tereza Maldonado
O Professor e o Ato de Ensinar:
A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a idéia à abordagem histórico-cultural. Podemos dizer que a compreensão que o professor tem do aluno e do que deve realizar com ele tem muitas implicações para o seu trabalho. Cabe-lhe permitir que o aluno revele-se por si, mostre-se naquilo que pede como ajuda. Para isto o que lhe compete fazer? A nosso ver, seu papel desdobra-se em muitas funções que devem ser descobertas e assumidas conforme o fluxo do desenvolvimento do aluno. E o professor é o organizador do ambiente social (conforme escreveu Vygotsky, 2003), que é o fator educativo por excelência. É por isso que ele enfatiza a posição do aluno como aquele que dirige o seu próprio processo de aprendizagem.
Assumir-se como professor requer a clareza de muitos aspectos constituintes da missão a ser realizada. É preciso, sim, ter metas e objetivos, saber sobre o que se vai ensinar, mas não se pode perder de vista, um segundo sequer, para quem se está ensinando e é disso que decorre o como realizar. Integrar tudo inclui dar conta de diversas facetas do processo ensino-aprendizagem, ou seja, a do aluno concreto, real, a do conhecimento, a das estratégias de ensino, e a do contexto cultural e histórico em que se situam (Tacca, 2000). Conjugar isso exige compromisso e responsabilidade com o aluno, o que permite avançar na exigência da compreensão da pessoa no processo de ensinar e aprender. (O Professor e o Ato de Ensinar de:Elizabeth Tunes, Maria Carmen V. R. Tacca e Roberto dos Santos Bartholo Júnior)
Lembrete:
Os primeiros dias de aula estão, certamente, entre os mais importantes de todo o ano letivo. É durante essa fase que os alunos conhecem os novos professores, os novos colegas e começam a se adaptar à nova série e, muitos deles, também à nova escola.
O papel do professor nesse momento é de grande relevância, pois ele, mais do que ninguém, pode contribuir para que todas essas novidades” se encaminhem de um jeito natural e bem-sucedido, para a felicidade dele próprio, dos alunos e dos pais.
Se o professor não constitui um vínculo bacana com os alunos nesse início, a relação entre eles pode seguir com problemas durante todo o ano. Reconquistar é possível, mas é mais difícil
O trabalho de adaptação é para todos os alunos. A criança ainda é muito ligada ao ambiente familiar e precisa fazer a transição para o ambiente escolar.
No 1º ano, a insegurança está no fato de a criança começar a ter uma rotina de alfabetização, a usar mais livros e a sentir uma outra exigência. No 2º ano, sua responsabilidade aumenta ainda mais, pois ela precisa se organizar de outra forma e o brincar já não está tão presente.
Além de todos esses casos, estão os novatos na escola, transferidos de outras instituições que, independentemente da idade, necessitam de uma boa recepção por parte da equipe escolar. “O aluno que vem de outra escola está passando por uma mudança (mudam as referências de amizade, de ambiente, de rotina), e toda mudança traz desconforto, portanto ele precisa ser bem acolhido. Também os pais precisam ser acolhidos em suas inseguranças e em seus medos.
Para garantir o seu sucesso como Pessoa/educador:
© Cuide da aparência;
© Mantenha-se bem humorado (apesar das dificuldades);
© Cuide de sua espiritualidade;
© Reserve um tempo para a leitura e um momento de estudo;
© Planeje suas atividades com segurança, criatividade e antecedência;
© Acredite profundamente no que faz;
© Avalie-se constantemente;
Para garantir o sucesso da nossa Escola é necessário:
© Manter a Ética Profissional;
© Ser pontual (inclusive nas trocas de horários e reuniões);
© Ter disciplina;
© Respeitar e seguir as regras e normas da: SEE, SRE e Escola;
© Ter compromisso com o seu trabalho, sempre;
© Respeitar as opiniões divergentes;
© Participar com empenho nas decisões coletivas do grupo;
© Observar e acompanhar o calendário e cronograma de atividades;
© Preparar com responsabilidade as avaliações diagnósticas, bimestrais e progressão parcial;
© Manter diário de classe em dias;
© Aceitar e respeitar os limites dos alunos;
© Fazer a diferença...
PROFESSOR TENHA SEMPRE EM MENTE QUE VOCÊ É PEÇA FUNDAMENTAL NO QUEBRA-CABEÇA DA FORMAÇÃO CIDADÃ DE NOSSOS ALUNOS.
NÃO DESANIME, TENHA FORÇA E MUITA FÉ... NO FIM TUDO DÁ CERTO!!
Contamos sempre com o seu entusiasmo, seriedade e compromisso.
Tudo que fizer, faça de todo coração, como se fosse para Jesus.
Sucesso em 2011!! Conte sempre conosco.
Elisângela, Nélia, Fabíola e Leide
Supervisão Pedagógica 2011
Caro Professor, Seja Bem Vindo!
Que neste ano possamos realizar encontros... conquistar vitórias e muito sucesso! Que os nossos laços de amizades se estendam cada vez mais...
1º DIA DE AULA:
- ¬ Receba cada um com um forte abraço;
-
- ¬ Apresente-se: Fale sobre o que virão no decorrer do ano, para que eles fiquem encantados e entusiasmados;
-
- ¬ Cante e dance com eles: isso permite maior interação;
-
- ¬ Faça uma dinâmica de apresentação;
-
- ¬ Apresente os espaços da escola;
-
- ¬ Fale sobre a organização da escola e da sala de aula;
-
- ¬ Determine os combinados;
-
- ¬ Recolha o material;
-
- ¬ Conte uma história (Coletiva);
-
- ¬ Saída: Dê novamente um forte abraço, desejando que eles voltem no outro dia e entregue um mimo.
-
- ¬ Veja com os pais quem virá buscar os alunos, lembre-os do horário de saída.
Demais dias:
- ¬ Oração, cantigas;
-
- ¬ Chamada;
-
- ¬ Organize os alunos pelo tamanho e necessidade especial;
-
- ¬ Relembre os combinados (dando ênfase em cada ítem);
-
- ¬ Lembre-os do uso do uniforme e horário de entrada;
-
- ¬ Hora da cantiga;
-
- ¬ Organize os cadernos;
-
- ¬ Hora da história;
-
- ¬ Iniciar diagnostico de leitura e escrita;
É isso aí! Agora é arregaçar as mangas... inspire e expire!!
Bom trabalho! Sucesso garantido...
Abraços,
0 comentários:
Postar um comentário