"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
RSS

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Como cuidar da voz

Como cuidar da voz, instrumento básico de trabalho do professor?
Dóris Fialcoff


A fonoaudióloga Rosângela Marostega Santos, do Clinicentro Petrópolis, em Porto Alegre, inicia as recomendações alertando que o professor deve preocupar-se com sua saúde vocal e a forma como utiliza a voz, uma vez que é considerado um modelo a ser seguido. E ela ensina como fazer isso:

- Beba água, em temperatura ambiente, inclusive durante as aulas;
- Roupas muito apertadas na cintura e no pescoço prejudicam a respiração e o bom desempenho vocal;
- Não fale muito durante quadros gripais ou crises alérgicas. Nesses casos, faça gargarejo com água morna e um pouco de sal; não grite para competir com os ruídos externos;
- Não coma demais antes da aula, nem ingira alimentos pesados, condimentados, leite e derivados;
- Tossir e pigarrear são hábitos que agridem as cordas vocais. Prefira engolir saliva ou beber água;
- Ingira maçã nos intervalos das aulas. A fruta tem propriedade adstringente (deixa a saliva mais fina);
- Evite o fumo, que irrita as cordas vocais e é um dos maiores causadores de câncer de pulmão e laringe;
- Técnicas de massagem, relaxamento e alongamento podem auxiliar no equilíbrio da musculatura corporal, imprescindível para uma boa voz;
Se, mesmo seguindo esses cuidados, ao falar sentir cansaço, ardência, dor na garganta ou rouquidão por mais de duas semanas, procure um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

* A coluna Pergunta de mestre é publicada mensalmente pelo Extra Classe. Suas questões podem ser enviadas pelo e-mail comunica@sinpro-rs.org.br ou pelo telefone (51) 211-1150

Leia um bom livro


A cabana

Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada.Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.


Cartas entre amigos traz reflexões sobre temas contemporâneos de grande interesse.O medo da morte, solidão, do fracasso, da inveja, do envelhecimento, das paixões, da falta de sentido da vida. No formato de carta entre dois grandes amigos, tais temas são tratados com muita sensibilidade pelos jovens autores: Gabriel Chalita e Pe. Fábio de Melo.

No novo livro da saga O Vendedor de Sonhos, o Mestre continua virando a sociedade de cabeça para baixo. Depois de sofrer perdas irreparáveis e ver seu mundo desmoronar, esse misterioso homem procura reconstruir sua vida vendendo sonhos. Seus discursos são cortantes como lâminas; suas ideias, arrebatadoras. Seus discípulos são baderneiros e revolucionários que transformam drama em comédia e colocam grandes ideias num circo social. O Vendedor de Sonhos e A revolução dos anônimos mostra como a trajetória de cada ser humano é admiravelmente complexa, escrita com lágrimas e júbilo, tranquilidade e ansiedade, sanidade e loucura.


Bom, esses três já dão pra começar!!
Boa viagem!!

Férias!!

Como estamos de férias, falaremos de coisas importantes para a nossa saúde:

O sono é importante para consolidar a memória e para o desempenho em atividades
Fonte: Nature Neuroscience

Pesquisadores da Escola Médica de Harvard descobriram que pessoas que ficam acordadas até mais tarde após aprender e praticar uma nova tarefa apresentam menor melhora em seu desempenho.

O estudo sugere que nenhum período de sono nas duas noites seguintes pode compensar o gasto anterior. "Nossos estudos indicam que você deve dormir bem na primeira noite se quiser melhorar seu desempenho", diz Robert Stickgold, professor assistente de psiquiatria do Centro de Saúde Mental de Massachusetts da escola Médica de Harvard.

Fatores Ambientais que Interferem no Sono

Segundo Phipps (1995) o sono é uma das muitas ocorrências biológicas que tem lugar à mesma hora, cada 24 horas. Este é marcado por uma intensa atividade cerebral e pela ocorrência de determinadas funções que são muito importantes para o organismo.
A necessidade diária de sono varia, não só de indivíduo para indivíduo (variação inter-individual), como também no mesmo indivíduo (variação intra-individual) de dia para dia. Existem vários factores que contribuem para a alteração do padrão de sono, nomeadamente factores físicos, sócio-culturais, psicológicos, ambientais, etc. Segundo um estudo efetuado por DLIN e colaboradores (citados por THELAN, 1996), dentro do ambiente temos então:
Ruído
Luz
Temperatura
Dicas de como dormir melhor
.Procure dormir e despertar sempre nos mesmos horários para facilitar o seu relógio interno (relógio biológico).
.Evite bebidas alcoólicas.
.Bebidas que contenham cafeína, tais como café, chá preto e chá mate, devem ser evitados antes de dormir, bem como refrigerantes (especialmente os cafeinados, tais como refrigerantes de cola).
.Não fume.
.O quarto de dormir deve ser silencioso, escuro e com temperatura amena.
.Desligue a TV antes de se deitar e, de preferência, assista a televisão meia hora ou uma hora antes de ir para a cama.
.A alimentação antes de dormir deve ser leve e de fácil digestão.
.A atividade física facilita o sono se for feita regularmente pelo menos 4 horas antes de dormir.
.Não tome remédios sem orientação médica.
.Se você tem mais de 12 anos, evite dormir mais que 9 horas por dia, pois quanto mais horas de sono nessa idade, mais intensas são as trocas químicas realizadas no nosso corpo, e que se durarem por muito tempo poderão prejudicar seu dia com mal-estar, e pode até mesmo provocar enjôos.

 DORLAND citado por ROPER; LOGAN; TIERNEY, 1993, 466 (cf. BOLANDER, 1998)

Professores, feliz férias!!

Há três coisas na vida que jamais retornarão: O tempo, as palavras e as oportunidades.

Há três coisas na vida que podem destruir uma pessoa: a ira, o orgulho e não perdoar.

Há três coisas na vida que você nunca deve perder: a paz, a esperança e a honestidade.

Há três coisas na vida de maior valor: o amor, a bondade, a família.

Há três coisas na vida que não são seguras: o êxito, a fortuna e os sonhos.

Há três coisas na vida que formam uma pessoa: a sinceridade, o compromisso e o trabalho árduo.

Há três pessoas na vida que são essenciais para nós:O Pai, o Filho e o Espirito Santo.

Peço a DEUS que abençoe todos vocês,

guie e proteja o seu

caminho.


O amor de DEUS sempre estará com vocês, Suas promessas

são verdadeiras...

Quando entregas a DEUS tuas preocupações, Ele estará te olhando e te levará adiante..!!
A todos vocês queridos Professores um descanso cheio de paz e muita luz!

Que vocês possam estar com seus familiares gozando de muita saúde!!



Boas e Feliz Férias!





sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

À Direção da E. E. Profª Dôra Barbosa

Jucélia,
a cada ano trabalhar contigo é um aprendizado.
Obrigada por nos permitir crescer e acreditar em nossas ações. O seu apoio diante do nosso trabalho é fundamental para realizá-lo com sucesso. Tê-la como líder nos faz permite trilhar por caminhos seguros.

Valeu!! Sempre contaremos com você!!
Supervisão Pedagógica

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Às companheiras

Nélia, Ádria e Fabíola, companheiras!

Juntas ou na nossa solidão, rimos, suamos, brincamos,aprendemos, ensinamos, ficamos nervosas e até choramos. Bobagem? Que nada!! Cada tempo vivido, experiência adquirida. Foi muito bom estarmos juntas, aprendemos e crescemos. No ano que vem estaremos juntas novamente. Que bom!!














Aos queridos professores da E. E.Profª Dôra Barbosa - São João do Paraíso/MG

Professores mais uma jornada! Vencemos!!
Parabéns pelos resultados das Avaliações Externas: PROEB e PROALFA.
Se esse ano foi muito bom, o próximo será ainda melhor. Queremos contar novamente com a garra, a coragem e a iniciativa de cada um, pois só venceremos se os "jogadores" estiverem em suas posições no campo.


Valeu!! Sejam Felizes!!
Abraços,
Supervisão Pedagógica 2009
Eliângela, Nélia, Ádria e Fabíola

Para vocês esta mensagem clique aqui: Fim de ano

Dificuldades de aprendizagem: não é "brincadeira"!

Os problemas de aprendizagem podem ter uma variedade de causas, algumas das quais podem estar relacionadas ao desenvolvimento. Duas crianças quaisquer podem ter o que parece ser a mesma dificuldade de aprendizagem por razões diferentes. Cada causa implica numa forma diferente de recuperação. Podem ser diagnósticadas causas diferentes para sintomas semelhantes.
As crianças que desenvolveram processos ineficientes geralmente podem ser ajudadas a desenvolver processos mais eficientes.
Os educadores não sabem todas as respostas para ajudar as crianças com problemas de aprendizagem. Como duas pessoas jamais são exatamente iguais, as causas de seus problemas jamais são iguais.
Os educadores que tentaram usar uma bordagem do tipo "livro de receitas" ao trabalhar com crianças  com dificuldades de aprendizagem frequentemente prejudicarão mais do que ajudarão.(Barry J. Wadsworth)
Penso que é necessário reafirmar a importância do papel do professor como gente mediador do processo ensino aprendizagem, levando em conta as diferenças individuais e proporcionando atividades diversificadas e motivadoras, que façam do ensino e da aprendizagem grandes aventuras.
Sabe-se  o quanto é difícil e trabalhoso esta prática voltada para o atendimento as difculdades de aprendizagem dentro de uma sala de aula com no mínimo 25 alunos. 
É preciso que a escola como todo esteja pronta a assumir e garantir ao professor tal êxito desejado: não poderá restringir a ensinar a ler e a escrever, nem tampouco transmitir conhecimentos. É preciso ampliar essas intenções.
O professor deverá ser criativo: trabalhar com cantinhos de apredizagem, experimentar agrupamentos e reagrupamentos temporários de alunos, estimular cada aluno para que se desenvolva no ritmo e direção de sua opção dando suporte para o processo individual de desenvolvimento dos alunos e garantindo espaço acadêmico para que os alunos possam nele circular à medida de sua necessidade, interesse e vontade. Dentro dessa perspectiva jamais poderemos deixar de fora a família do aluno, que nesse momento precisa conhecer o ritmo de aprendizagem  para que em casa possa dar continuidade ao processo. A família é parceira necessária no dia-a-dia do aluno.

domingo, 13 de dezembro de 2009

SOS: Saúde dos Professores

Com a aproximação das férias é comum o sentimento de cansaço e fadiga, ambos resultados do esgotamento físico e psicológico do ser humano. Muito além deste tradicional ciclo, porém, cada vez mais pessoas têm sofrido com o estresse profissional, especialmente aquelas que se interrelacionam com outras pessoas para o desempenho de sua função. Um bom exemplo disso é o professor, que tem sido apontado como uma das maiores vítimas do estresse profissional, mais conhecido como Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout é causada por circunstâncias relativas às atividades profissionais, ocasionando sintomas físicos, comportamentais, afetivos e cognitivos. Inicialmente foi observada em trabalhadores da área da saúde que desempenham uma função assistencial, caracterizada por um estado de atenção intenso e prolongado com pessoas em situação de necessidade e dependência. Com o passar do tempo, pôde ser identificada em outras profissões, entre elas a de professor.

O fato mais curioso na síndrome de Burnout é que ela atinge trabalhadores motivados, que reagem a este desequilíbrio trabalhando ainda mais. "Farber, um dos pesquisadores do Burnout discute como tema central deste sofrimento a discrepância entre o que o trabalhador investe no trabalho e aquilo que ele recebe, ou seja, os resultados obtidos. Por isso, voltamos à questão do não reconhecimento e desvalorização do professor",

O modelo de progressão do Burnout é composto pelas seguintes etapas: a fase de idealismo e entusiasmo, com expectativas excessivas a respeito do trabalho; fase de progressivo estancamento e queda a respeito das expectativas iniciais; decepção e frustração e, por fim, a fase de apatia, ou seja, atitudes negativas frente ao trabalho.
Segundo Iône, é importante estar atento a esta síndrome, porque além do esgotamento psicológico, despersonalização dos profissionais e disfunções no desempenho profissional, o Burnout pode causar ainda complicações de saúde decorrentes do stress crônico e deterioração da qualidade de vida.

Com isso, a pesquisadora destaca a importância de treinar habilidades de auto-controle, identificação de pensamentos negativos, controle do estresse, utilização de apoio social com a equipe, além de trabalhar a informação sobre os aspectos de sua carência como profissional. "Estas seriam algumas das alternativas para combater o estresse profissional na busca pelo bem-estar e melhor qualidade de vida", encerra.


Pesquisadora do Laboratório de Psicologia do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília), Iône Vasques-Menezes
http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=5750

O DEVER DE INFORMAR AOS PAIS, MESMO QUANDO SEPARADOS

Gente recebi esta matéria no meu email, e considerei útil, interessante e muito importante, pois nós supervisores que lidamos diretamente com os pais de nossos alunos, muitas vezes passamos por situações difícéis e constrangedoras. E agora neste final de ano vivenciaremos situações muito parecidas com as informações dadas por Célio Muller. Então leiam e se orientem. Boa Sorte!!

Profissăo Mestre – Ano 7 Nº 144 – 20/11/2009

O DEVER DE INFORMAR AOS PAIS, MESMO QUANDO SEPARADOS

Toda instituição de ensino básico certamente já passou por uma “saia-justa” com algum pai de aluno que, separado judicialmente da mãe, exige obter informações sobre o rendimento pedagógico do filho, sua frequência às aulas e seu comportamento com os colegas. Sem entrar no mérito sobre os valores pessoais e familiares de cada um, convenhamos que qualquer pessoa minimamente responsável tem o direito de saber sobre a vida escolar de sua prole, mas o receio de desagradar o outro cônjuge, que detém oficialmente a guarda da criança, sempre trouxe incertezas aos gestores educacionais quanto a essa possibilidade e o teor dos dados passíveis de serem informados.
A recém editada Lei 12.013, de 6 de agosto de 2009, veio trazer maior clareza ao determinar diretamente às instituições a obrigação de envio de informações escolares aos pais, sejam eles conviventes ou não com os filhos. Na verdade, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 13 de julho de 1990) já dispunha em seu Art.53, parágrafo único, sobre o direito dos pais ou responsáveis de ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar das propostas educacionais praticadas, mas havia divergência de interpretação desse dispositivo pelos órgãos administrativos e judiciais, pois não estava prevista a comum situação da separação familiar.
A partir de agora, as notas, a frequência e o comportamento escolar do aluno matriculado serão obrigatoriamente informados a ambos os pais, independente de estarem ou não casados ou de morarem sob o mesmo teto, pois essa é a determinação legal que alcança tanto as instituições públicas quanto as privadas, uma vez que disciplina matéria jurídica de âmbito da família. Esse dever se estende às demais pessoas que legalmente figurarem na condição de responsáveis legais: tutores, curadores ou quaisquer outros que obtenham autorização expressa de um juiz para essa finalidade.
Entretanto, a situação não é a mesma caso esse ex-cônjuge venha a solicitar informações de caráter financeiro do aluno, pois não é raro haver atraso de mensalidades exatamente quando há dissolução do núcleo familiar. Nesse caso, deve prevalecer a relação comercial existente apenas com a pessoa que assinou o contrato no ato da matrícula, pois nossa obrigação de natureza civil se restringe ao contratante oficial. É junto a ele que nos obrigamos à prestação de serviços educacionais à criança que representa e com quem contraímos o crédito. O próprio Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990) impõe a obrigação de sigilo quanto a informações negativas, e o ato de pagar é uma exigência exclusiva do responsável financeiro, sem ingerência de seu (a) ex-companheiro (a).
A determinação legal também não se confunde com a questão da entrega dos alunos ao final das aulas. Isso deve ser previamente acertado por escrito, com base no cônjuge que detém a guarda formal da criança, especialmente das mais novas, indicando-se individualmente cada pessoa que está autorizada a retirá-la.
Contam-se aos milhares os casos de desavenças entre casais separados, que buscam quaisquer motivos para acusarem o ex-cônjuge de alguma irregularidade. A escola particular, por ser o principal núcleo de convivência da criança logo depois da família, acaba ficando suscetível a exigências ora razoáveis, ora descabidas, mas que só devem ser cumpridas com base nas imposições legais.


Texto de Célio Muller, publicado na revista Profissão Mestre. Contato: editorial@humanaeditorial.com.br
Jornal Virtual Profissão Mestre

Ainda tem trabalho!!!

Nossa!! Estas duas últimas semanas estão tirando o nosso fôlego. Nós (Nélia, Fabíola, Ádria e Eu) supervisoras da E. E.Profª Dôra Barbosa assim como as outras colegas do município de São João do Paraíso estamos a mil para dar tempo de encerrar tudo com êxito: organizando arquivos de alunos, verificando boletins, fazendo últimos registros de aprendizagem de aluno, convocando pais, organizando a enturmação de alunos para 2010, orientando professores para as possíveis recuperações de alunos, conselho de classe e reunião de pais.

Nossos queridos professores estão cansados, o "Gás" está no finalzinho, falta um pouquinho para o merecido descanço.
Cuidado com a saúde!!


quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arte de Natal

Gente, estou disponibilizando esse material que minhas professoras do 2º ano levaram para a escola em um trabalho realizado com as crianças na aula de arte. São trabalhos coloridos, alegres e divertidos. Dá um pouquinho de trabalho, mas vê aquelas carinhas felizes, vale tudo!!

Confiram: Revista do Professor Sassá dezembro 2009



 

O clima Natalino é mágico!

O clima Natalino transforma todos os corações de pedra em corações sensíveis e amáveis. Até o tão temido Lobo Mau foi contagiado por esta magia. Vale a pena conferir esta linda historia de Natal envolvendo um dos mais perversos personagens dos contos infantis. As crianças do 1º ano da nossa escola amaram. Coitadinho do Lobo Mau!! RsRs. Valeu Vaninha!!! (Profª Responsável pela história)





Supervisão Pedagógica: ação necessária



Penso que a ação do Supervisor Pedagógico necessita ser repensada para que não se cometa os mesmos erros de outrora. Existe ambientes escolares que o Supervisor Pedagógico é visto apenas como um "tapa buracos" ou um "ocupa espaços". Esses espaços ou escolas ainda não descobriram a brilhante função do Supervisor que além de orientador, pode ser um estimulador de idéias. Muitos professores não compreedem a presença do Supervisor e por sinal acabam criando conflitos e rivalidades. Fazemos parte do sucesso da escola e do fracasso também. Somos responsáveis pela aprendizagem e não aprendizagem de qualquer aluno. Por isso Superviores e Professores o trabalho flui muito melhor quando existe confiança, quando existe troca. Pensem nisso. Falaremos mais sobre esse assunto.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Galera do anexo 2009: E. E. Profª Dôra Barbosa

   Gente, essa turma animada e bonita são minhas queridas professoras do Anexo 1º e 2º anos (da esquerda para direita em pé): Juliana Matos, Galega, Léia, Jô, Suely; (sentadas na mesma ordem) Meire, Tia Néia, Vaninha e Dêga ( está faltando nesta foto Tia Fatinha).Companheiras vocês são nota 1000!! Além de orientá-las, aprendi e cresci muito com todas. Vocês me valorizaram, me respeitaram e acima de tudo construímos um elo de amizade muito grande. Valeuu!!

Falar de Galega é muito fácil pois nos remete um sentimento de pura paz e alegria. Sua presença contagia a todos.
 Professora meiga, coração de criança que nos mostra o tempo inteiro quando estamos juntas o valor da vida e o respeito para com o outro. Seu jeito carismático, extrovertido e animador conquista o coração de todos os seus colegas e principalmente encanta toda  criança com quem tem contato. Tia Galega sentimos saudades, estamos todos em corrente de oração torcendo por sua recuperação.

Inclusão: um movimento mundial e nacional

"O grande desafio do movimento inclusivo é fazer com que a sociedade como um todo se interesse pela discussão da diversidade para superar discriminações de etnias de gêneros, de preferência sexual, geracional, de normalidade, de eficiência, de classes sociais e outros."(Projeto Incluir, 2006. Minas Gerais)

Desde 2007 a E. E. Profª Dôra Barbosa aderiu a proposta desta rede inclusiva; de atender  crianças com  diversidade de aprendizagem. Apesar de enfrentarmos grandes barreiras como: não aceitação da comunidade escolar, falta de capacitação dos profissionais, falta de espaço e estrutura pedagógica, a Direção foi bastante corajosa em enfrentar todos os obstáculos e conduzir sua equipe para a "batalha". Hoje estamos com o quadro de professores já inscritos em programas de capacitação oferecidos pela  Secretaria de Estado de Educação. Temos professores com curso de LIBRAS básico, baixa visão e deficiência mental. Claro que cada dia é um desafio pois nossas crianças especiais são uma caixinha de surpresas e que devemos ficar atentos para novos conhecimentos. Atendemos diariamente na Sala de Recursos(montada exclusivamente para o atendimento às crianças com nescessidades educativas especiais) quase 20 crianças em grupos diversos, temos apoio dos serviços especializados do município: Terapia ocupacinal, fonoaudióloga e psicóloga.

Sala de Recursos da E. E. Profª Dôra Barbosa - São João do Paraíso norte de MG




Atividades diárias para sala de aula

Queridos(as) Professores(as) estou disponibilizando algumas atividades do dia-a-dia para vocês. São atividades que consegui com várias colegas, construídas, montadas e retiradas de livros. Por isso não tem identificação.


Gabarito do Enem 2009 é divulgado

    O Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta segunda-feira, 07 de dezembro de 2009, os gabaritos oficiais do Enem 2009. Portanto, se você fez o Exame confira o resultado clicando aqui.

Em meio a muita confusão o Enem é realizado

     O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado neste último fim de semana em todo o brasil após ser adiado depois da prova ser roubada em uma gráfica em São Paulo. Porém a aplicação das provas não foi nada tranquila.
     Segundo o portal Terra, em Manaus cerca de 400 estudantes pedem o cancelamento do exame por causa da confusão do horário local com o horário de Brasília que tem diferença de duas horas, muitos alunos chegaram atrasados e não puderam fazer a prova.
     No Rio de Janeiro uma estudante de 18 anos foi atingida por uma bala perdida enquanto fazia a prova. Além disso, segundo o Gobo Online cerca de 1,5 milhão de candidatos não compareceram para fazer a prova.
     Portanto, o Enem 2009 foi bastante conturbado, mostrando falta de organização e competência por parte de seus organizadores, uma prova que dá acesso a importantes universidades brasileiras merece um pouco mais de atenção por parte de nossos governantes.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Guia do Supervisor

Supervisores de plantão este é o guia implantado pela SEE (Secretaria de Estado da Educação) de Minas de Gerais;
Vale a pena conferir e adaptar à sua realidade de trabalho clicando abaixo.
Guia do Supervisor

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Atribuições do Especialista da Educação(Supervisor Pedagógico)

Resolução N° 7.150 de 16 de Junho de 1993.

Art. 1º É papel específico do Especialista de Educação articular o trabalho pedagógico da escola, coordenando e integrando o trabalho dos coordenadores de área, dos docentes, dos alunos e de seus familiares em torno de um eixo comum: o ensino-aprendizagem pelo qual perpassam as questões do professor, do aluno e da família.

Supervisor Pedagógico: mais do que um simples "Coadjuvante."


A Supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, penso que é necessário sempre ressaltarmos; sem desconsiderar o restante da equipe, mas o supervisor escolar deve ser inovador, ousado, criativo e sobretudo um profissional de educação comprometido com o seu grupo de trabalho. Ufa! Acham que é só isso? É quase uma perfeição? Não, temos de ter humildade também para aprender e ouvir quando o grupo fala, argumentos teóricos para garantir a continuidade da proposta e a sabedoria de recuar quando sentimos que o grupo ainda necessita de mais tempo. Tempo? O suficiente para continuarmos a caminhada e durante o trajeto irmos pensando sobre nossas ações. (Reflexão feita com a professora Ana Freitas durante uma jornada pedagógica no município de Esteio).

Governo do Estado anuncia décimo terceiro integral


O pagamento integral do 13º salário dos servidores públicos ativos e inativos do Governo do Estado de Minas Gerais foi anunciado nessa quinta-feira pelo governador Aécio Neves. O benefício será pago a todos os servidores no dia 15 de dezembro. Serão feitos 512 mil pagamentos para 573 mil servidores, no valor total de R$ 1,050 bilhão.

Governo de Minas Antecipa Salários



Para diminuir o tempo de espera nos terminais do Banco do Brasil e também, para os servidores que procuram a agência para efetuar saques ou qualquer transação feitos exclusivamente nas máquinas de autoatendimento, o Governo de Minas informa que, quando o 5º dia útil, dia do pagamento, ocorrer em uma segunda-feira, o crédito do salário em conta corrente ficará disponível a partir das 6h do sábado anterior, para saque ou qualquer outra transação em máquinas de autoatendimento.

Novo Enem acontece neste fim de semana




O novo Enem acontece neste sábado e domingo, dias 5 e 6 de dezembro, após o cancelamento em outubro deste ano, quando a prova foi furtada. Cerca de 4,5 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

A partir desse ano o enem é requisito para entrada em algumas universidades federais, além de ser necessário para quem disputa uma vaga no Programa Universidade para todos (Prouni).

Confira os locais de prova no link abaixo.

http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/

No sábado será aplicada a prova I, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domindo será aplicada a prova II, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias. As provas serão aplicadas em 1829 municípios em todo o Brasil.

Muitos alunos reclamaram da divisão da prova em dois dias, devido a dificuldade de locomoção e hospedagem, uma vez, que as provas serão aplicadas em cidades que a maioria dos alunos não residem. Em Taiobeiras-MG, que vai receber alunos de toda a região do Alto Rio Pardo, os hotéis já estão todos reservados.

Resta ao governo pensar em aplicar o exame em todas as cidades, facilitando assim, a vida dos candidatos.